Então temos aqui uma outra teoria de como a Terra se formou. Este é um resumo do video "Construindo o Planeta Terra" : O planeta Terra é o único que tem vida (conhecido).
- Esta teoria conta nos que o planeta é formado por poeira e rochas que se unem graças à gravidade. A Terra é, praticamente, só um oceano de lava.
- Então existe um planeta chamado Teia que vem na nossa direção e choca contra a Terra. Uma parte deste planeta vai para o interior da Terra e a outra parte une-se e forma a Lua através da gravidade.
- Avançando uns milhões de anos existe uma tempestade de meteoritos. Dentro dos meteoritos estão gotas de água. O que nos conta o video é que os meteoritos trouxeram a água à Terra. Aos poucos vão-se formando os oceanos. Assim a Terra já parece mais familiar.
- Avançando mais uns milhões de anos, surge alguns vulcões que “partem” a crosta terrestre. A atmosfera é toxica. Existe uma nova chuva de meteoritos. Desta vez em vez de trazerem água trazem mais alguma coisa que são minerais de carbono para o fundo do oceano. Com estas substâncias forma-se a primeira proteína.
- Esta segunda de muitas teorias conta-nos que as tempestades de meteoritos formaram a primeira proteína e não a proteína se ter formado na Terra numa poça.
- Durante muitos anos não houve grande evolução. Então temos que avançar mais uns milhões de anos. Onde encontramos uma estrutura chamada estromatório um conjunto de cianobactérias.
- A cianobacteria realiza a fotossíntese por isso na atmosfera começa a haver oxigénio.
- Avançamos mais no tempo e existe uma força (o calor) que divide o continente em dois. Então aparecem novamente vulcões e o dióxido de carbono forma as chuvas ácidas. As rochas absorvem o dióxido de carbono. A temperatura baixa drasticamente. Esta é a época Terra bola de neve.
- Então o interior da terra desperta e os vulcões desfazem a neve. Desta vez as rochas não absorvem o dióxido de carbono por causa da neve então o gelo derrete. A crosta volta a subir.
- A cianobactéria evoluiu no oceano. Existem seres vivos mais complexos. Os primeiros vertebrados sãos seres muito pequenos.
- Existem pequenas plantas junto à água.
- A camada do ozono forma-se.
- As primeiras plantas são mais complexas. Um ser vivo que vive na água sai cá para fora. As plantas crescem e desenvolvem-se, mas sempre junto à água. Esse ser vivo começa a viver mais tempo fora de água.
- Uma semente faz com que as plantas não se reproduzam só de esporos e faz com que existam novas plantas e espalhem-se.
- Há novas espécies de animais. Algumas espécies depositam ovos o que faz com que os animais são sejam dependentes do oceano.
- As árvores que vão morrendo vão-se transformar em carvão.
- Acontecem erupções na Sibéria, a lava estava por toda a paisagem. Há uma extinção enorme da maior parte dos seres vivos. Depois de alguns anos à frente, tudo normaliza e a vegetação cresce de novo.
- Os dinaussauros são uma nova espécie que evoluiu dos poucos répteis que sobreviveram.
- Os peixes e plantas no fundo do oceano formam o petróleo.
- Avançando no tempo, no fundo do oceano há espécies maiores e rápidas.
- Há um asteróide com 10 km vindo na direção da Terra. O asteróide destrói tudo o que está no caminho. A Terra é atacada por todos os lados é terramotos, é asteróides e tsunamis. Com isto tudo a temperatura sobe e a vegetação arde e morre e os animais também.
- Os dinaussaros extinguem-se.
- Os mamíferos conseguiram sobreviver ao calor.
- Estamos a 47 mil milhões de anos atrás.
- Os mamíferos evoluem.
- As placas movem-se novamente e formam uma montanha enorme que esta a subir ainda hoje, no Himalaia.
- Há 4 milhões de anos atrás em África surgem os primeiros hominídeos. A floresta transforma-se numa savana. Estas criaturas tornam-se bípedes.
- Mais à frente Homo Sapiens expande-se pelo mundo.
- A Europa fica congelada. Como existe muito gelo os hominídeos conseguem fazer a travessia da Ásia para a América. Depois o clima estabiliza.
- Após uma longa jornada finalmente temos as respostas de como se a terra se formou.
- Já reparaste que tivemos muitas catástrofes, períodos muito quentes e muito frios.
- Mas a Terra ainda tem mais capítulos para contar...