segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Morfologia dos Fundos dos Oceanos

Na 2ª Guerra Mundial inventaram-se os submarinos para atacar os barcos inimigos que estavam à superfície. Com a visão limitada por um vidro pequeno inventou-se o sonar que lhes permitiu navegar no oceano. Mas não sabiam que o oceano tinha relevo, com isto muitos submarinos naufragaram. Mais tarde o sonar foi utilizado para descobrir o relevo do oceano. Com este importante instrumento registou-se o fundo dos oceanos. Descobriu-se a morfologia dos oceanos que explicam porque é que os continentes se afastam.
Sonar
http://2.bp.blogspot.com





http://image.slidesharecdn.com 

  • Plataforma Continental: é uma zona onde viviam 95% das espécies marinhas. Esta zona é plana e tem 2 km de comprimento e 150 metros de declinação. 
  • Talude Continental: é uma zona inclinada e curta. 
  • Planície abissal: é uma zona plana que constituí a maior parte da crosta oceânica (2/3).  
  • Dorsal médio oceânica: está localizado mais ou menos a meio da crosta oceânica. São grandes cadeias montanhosas formadas a partir do rifte, pela acumulação de lava. A Islândia é o único local onde o dorsal aflora. 
  • Rifte: é um vale onde se deposita a lava, entre as dorsais (é um tipo de vulcanismo fissural, onde em vez de a lava sair de uma zona central como a maioria dos vulcões sai de uma fissura), com a libertação de lava e a formação do dorsal os continentes vão-se afastando. Esta zona vai formar a nova crosta oceânica. 
  • Fossa oceânica: encontra-se nos limites das placas litosféricas oceânica e continental (talude continental/planície abissal). Esta zona +e responsável pela destruição da crosta oceânica

Sem comentários:

Enviar um comentário